Beleza e Estética

Coloração


Os Diferentes Tipos de Colorações

Todas nós já nos perguntamos como seria ter uma cor de cabelo diferente, mas talvez você não esteja preparada para o compromisso de uma mudança drástica. E talvez você não esteja segura de poder conseguir a cor que deseja sem fazer algo que seja permanente, definitivo. Aqui estão algumas informações para ajudá-la a entender os tipos de colorações disponíveis para você.


Colorações Temporárias:


Estes produtos são realmente temporários, e são normalmente vendidos como colorações-enxágue. São usados normalmente para cobrir ou "disfarçar" cabelos brancos para conferir um tom sutil, discreto (ou mesmo forte) à sua cor natural de cabelos. Colorações temporárias não mudarão um tom escuro de cabelos para um que seja mais claro, mas podem adicionar profundidade e beleza aos cabelos mais claros. As colorações temporárias não duram por muitos lavados. Podem ser encontradas em uma grande variedade de produtos: enxágues que adicionam cor aos cabelos, colorações-mousse que adicionam tons sutis, máscara capilar para efeitos dramáticos, colorações em spray de aplicação controlada, e até mesmo xampús e condicionadores-colorantes, para adicionar profundidade e longevidade aos cabelos tingidos.


Colorações Semi-Permanentes e Demi-Permanentes:


Colorações semi e demi-permanentes sao similares na forma como funcionam, mas ligeiramente diferentes em sua formulação.
Colorações semi-permanentes são formuladas de maneira a depositar coloração somente sobre os cabelos e não têm efeito clareador. Sua fórmula inclui um ativador que desenvolve a cor e ajuda a "levantar" a película que cobre o fio de cabelo, para que a coloração se deposite nele. Colorações semi-permanentes não penetram no córtex do cabelo, mas normalmente duram de 6 a 8 semanas, saindo gradualmente com cada lavado.
Colorações demi-permanentes são também somente depósito de cor, sem efeito descolorante. A diferença entre colorações semi e demi-permanentes é que com as demi-permanentes as moléculas de cor são menores e desta forma penetram no córtex dos cabelos, assim como se depositam sobre e dentro da película que cobre os fios. Isto faz das colorações demi-permanentes uma melhor escolha para cobrir cabelos brancos. A cor adquirida também dura por mais tempo, mas irá se desbotar devido às moleculas menores de cor emergirem sobre a película dos cabelos com cada lavado.


Colorações Permanentes:


Colorações permanentes estão desenvolvidas para penetrar na haste dos cabelos e depositar cor diretamente dentro do córtex. Sua fórmula contém ativadores que levantam a película e permitem que as moléculas de cor penetrem no córtex dos cabelos. Contêm também derivados de anilina que combinam peróxido de hidrogênio (água oxigenada), para produzir moléculas de tinta maiores, que ficam então presas dentro do córtex.


Por conta de sua formulação, colorações permanentes são capazes de depositar cor, mas também podem ser usadas para descolorir a cor dos cabelos dependendo da força do peróxido de hidrogênio usado como ativador. Se o resultado desejado é apenas a adição de cor sem descoloração, então seu colorista irá tipicamente usar um ativador volume 10. Para descolorir os cabelos de um a dois tons mais claros e adicionar cor, um ativador de volume 20 será o utilizado. Os volumes 30 e 40 estão disponíveis para clarear ainda mais, mas lembre-se, quanto mais forte o ativador, mais duros serão os efeitos em seus cabelos. É aconselhável que você não utilize nada mais forte que volume 20 sem a assistência de um profissional para monitorar de perto os resultados.