Beleza e Estética

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Capuccino antirrugas, hidratante em barra e outras novidades

Além de aquecer o corpo nos dias frios do inverno, o capuccino acaba de ganhar uma nova função: embelezar a pele. A novidade, apresentada durante o 6º Congresso Internacional de Cosméticos e Farmácia, em São Paulo, promete tratar as rugas e estimular a produção de colágeno.
A bebida apresentada em sachê é rica em Exsynutriment e Glycoxil – ativos consagrados do mercado europeu no combate ao envelhecimento. “O produto repõe o silício orgânico, importante para a pele e também para cabelos e unhas”, explica Maurício Pupo, cosmetólogo e presidente do congresso.
Assim como o capuccino cosmético, outras tendências em ativos e tratamentos foram apresentadas aos empresários do setor de beleza. As ideias apontam novidades que logo podem ganhar o mercado. Separamos as mais interessantes, confira!
Talco líquido: a loção é uma boa alternativa para evitar a sujeira causada pelo talco comum. Possui a mesma função do produto tradicional e é indicado para pós-depilação, pós-laser e irritações na pele.
Peeling efervescente de ouro: contém partículas de ouro e auxilia no tratamento da pele envelhecida, removendo as células mortas e estimulando o colágeno. Pode ser feito em casa, uma vez por semana.
Hidratante em barra: promete hidratação dez vezes mais intensa do que o produto em creme. Por ser altamente concentrado, é indicado espalhar primeiro nas mãos e depois aplicar em regiões mais ressecadas, como cotovelos e pernas.
Cápsula de caviar: o consumo do nutricosmético forma uma barreira epidérmica, estimulando a produção de colágeno e elastina. Também suaviza as rugas, atenua a flacidez e promove um aspecto mais jovial ao rosto. “Hidrata de dentro pra fora”, explica Maurício. É indicado ingerir as cápsulas duas vezes ao dia, no almoço e no jantar.
Adesivo antirugas: o Power Paper é colado no contorno inferior dos olhos. Rico em ativos, ele fortalece a área e proporciona firmeza à pele, melhorando as marcas de expressão, rugas e flacidez. O produto age em 50 minutos e o efeito é temporário.
Caneta redensificante de estrias: a caneta Roll-on diminui a aspereza da estria e renova as células danificadas. Contém ácido retinóico na composição e a aplicação é indicada apenas em consultório médico.
Estimulador de crescimento de pelos (cílios e sobrancelhas): o produto cremoso deve ser aplicado rente à raiz  dos cílios e das sobrancelhas – o procedimento deve ser feito em consultório. No mercado já é possível encontrar produtos importados com a mesma função para utilização caseira.
Gloss antirrugas efeito bocão: a sugestão é formular um gloss exclusivo para cada pessoa, que deve escolher o aroma e a cor. Ingredientes especiais aumentam o volume dos lábios e previnem rugas ao redor da boca.

Doces de laboratório: balas de goma e bombons que estimulam a eliminação de gordura e melhoram o sistema imunológico. Parece mágica, mas esses são produtos manipulados em laboratório e que simulam aparência, cheiro e sabor das guloseimas tradicionais. O lado bom é que eles são enriquecidos com substâncias essenciais para a beleza, como colágeno e vitamina A.

Top maquiadores revelam seus segredinhos



A maquiagem dos sonhos deve aliar beleza, funcionalidade e longa duração. E alguns truques básicos de profissionais – como curvar os cílios com o cabo do pincel e limpar a pele com soro fisiológico – ajudam a conquistar esse resultado de forma rápida e prática. Conversamos com os maquiadores Rosman Braz, do salão Marcos Proença, e Andrea Malagoni, do JJ Cabeleireiros, para descobrir os principais segredinhos. Confira as dicas!
Limpar a pele com soro fisiológico. Aplique com um algodão antes de começar a maquiagem e deixe secar. “O rosto fica mais hidratado, fora que não fica oleoso como o creme deixaria”, conta Rosman.
Base nas pálpebras. Experimente usar algumas gotinhas do produto na pálpebra superior e ganhe maior fixação da sombra que virá em seguida.
Curvar os cílios com pincel. Na falta de curvex, a dica é moldar os cílios com o cabo de um pincel de maquiagem. Envolva os pelos ao redor do cabo e pressione com os dedos. “O resultado fica sutil”, diz Andrea. Alguns maquiadores ensinam o mesmo truque utilizando a borda de uma colher comum.
Cotonete seco. Use um cotonete seco para corrigir borrões e imperfeições da maquiagem. Rosman conta que usar cotonetes umedecidos é um erro, pois remove toda a cobertura feita na pele.
Colírio para lubrificar. Uma gotinha em cada lado antes da maquiagem deixa os olhos lubrificados e mais brilhantes.
Soro fisiológico na máscara de cílios. “Algumas gotinhas servem para amolecer o produto que está ficando ressecado, mas não funciona com ‘à prova d’água’”, explica Andrea.
Lápis de boca vermelho antes do batom. Rosman costuma cobrir a boca com lápis vermelho antes de aplicar o batom da mesma cor. “A textura fica mais seca e fixa melhor”.
Talco na parte inferior dos olhos. “É uma boa opção antes de fazer a maquiagem escura. Facilita a limpeza da pele caso caia um pouco da sombra”, conta a maquiadora.
Pó iluminador nos lábios. O produto aplicado por cima do batom, na parte superior da boca, dá volume aos lábios.
Usar a sombra como um delineador. É possível molhar o pincel fino no soro e passar na sombra compacta, fica o mesmo resultado. “Dá pra brincar com as cores, até aquelas mais fortes”, ensina o profissional.

Cores vivas nos cabelos estão de volta com toque mais moderno Vermelhos, roxos ou até azuis, os looks refletem tendências e podem ser sofisticados


Muito antes de Charlotte Free, a modelo do momento, tornar-se conhecida por seus cabelos tingidos brilhantes, que variam do descorado ao rosa-neon, as mulheres de Nova York já lambuzavam suas cabeleiras com tons de giz de cera. O processo de colorização não mudou muito desde os punk-rockers dos anos 80 e entusiastas do grunge de 1990, mas as padronagens, posicionamento e temperamento desses "visuais de choque" evoluíram.
Algumas mulheres estão adotando o visual até mesmo no escritório, como faz Numidas Prasarn, de 26 anos, funcionária do centro de visitantes da Biblioteca Pública do Brooklyn. Ela mantém seus cabelos púrpura longos e estilizados com simplicidade. “É um esforço consciente para mostrar como me sinto todos os dias”, diz Prasarn sobre a coordenação que seu estilo exige. “Estou a fim de sair com essa cor ou lutar contra ela?”
Os cabelos de Prasarn são monocromáticos, mas Sally Hershberger, cabeleireira de celebridades e com salões em Nova York e Los Angeles, citou “pontas em cascata” como uma maneira de incorporar brilho que “faça com que você se sinta atual”. Ombré – uma graduação de cores – e efeitos de "tie-dye" também tornaram-se populares.
Hershberger complementa dizendo que as famosas Nicki Minaj, Hayley Williams e Katy Perry, que já usaram cores vivas de uma maneira ou outra, também influenciam suas consumidoras. “Por causa delas, muitas garotas modernas querem ter seus cabelos feitos daquela maneira”, diz ela, que afirma ter se tornado popular a colorização de mechas de alongamento. “E elas também estão usando degradês, indo do rosa ao roxo”.
A tendência ganhou força depois dos desfiles da primavera de 2010, e reapareceu nos eventos de 2011. Julia Wideman, gerente assistente do salão Bumble and bumble, que tem os cabelos castanhos com pontas em lavanda e verde, conta que foi parcialmente influenciada pelos estilos mostrados no evento de Proenza Schouler.
“Eu também tirei um monte de inspiração, de 'Meu Pequeno Pônei' a mulheres idosas que usam mechas”, diz Wideman, que primeiramente pintou os cabelos de rosa e depois de roxo, após ver uma foto de cachos rosa-choque no blog de uma amiga.
Pode não ser surpresa que Wideman, ou Dani Stahl, diretora de estilo da revista Nylon (e uma formadora de tendências, primeiramente com seus cabelos curtos sombreados por tons marrons e loiros, e que depois adicionou rosa à mistura), tenham aderido aos penteados chocantes. Mas Olivia Goyrn, gerente de conteúdo digital de uma agência de publicidade em Manhattan, é uma candidata menos provável.
Antes que Goyrn, de 26 anos, tingisse de rosa-neon seus cabelos cortados na altura dos ombros, ela avisou seus patrões, e ficou agradavelmente surpresa em descobrir que eles não tinham problema algum em relação ao seu novo penteado. “Normalmente, tento ficar na linha entre gótica adulta e mulher profissional”, diz ela. “Até agora tem dado certo”.
Conscientes do sentimento adolescente projetado por esses estilos de cabelos coloridos e vivos, muitas mulheres acima dos 21 anos sofrem para combiná-los com vestuários mais conservadores. “Você espera ver alguém que escute Nirvana e nunca tome banho, e que viva aquele estilo de vida grunge”, diz Wideman sobre a impressão que arrisca passar com seus cabelos. “Eu gosto que meus cabelos sejam o oposto exato das minhas roupas. Para equilibrar, uso linhas mais limpas e cores mais vivas, mais monocromáticas e neutras. Eu vou fazer outro tom pastel ou vou usar um batom vermelho, porque acho que as duas coisas ficam lindas juntas”.
Prasarn disse: “Existem alguns tons de vermelho que eu não posso usar com esse penteado”. Andrea Praet, diretora sênior de tendências da Stylesight, empresa que coleta dados sobre tendências de moda e beleza, diz: “Definitivamente existe um elemento faça-você-mesma, mas é um elemento sofisticado”, porque as mulheres estão usando seus cabelos brilhantes junto com roupas Chanel. “E isso não é como aquele visual de camisa de flanela e roupas rasgadas”, diz ela.
E enquanto qualquer pessoa espera ver os cachos chocantes apenas em cortes denteados, eles estão cada vez mais sendo enrolados em coques formais, para um efeito excêntrico que Praet descreve como a “garota retorcida”. “A intenção é o visual 'vovó chic”', diz ela.
Tavi Gevinson, blogueira adolescente de moda, já teve aquele visual de tons sutis de branco, violeta ou azul em seus cabelos. “Esse é o estilo avançado”, diz Praet. “Está pegando o 'look’ e revisitando-o de maneira irônica. É realmente uma questão de estilo e atitude, ser capaz de ficar bem com esse tipo de tendência nos cabelos”.
Mas, só a presunção não é suficiente para se ficar bem com cabelos brilhantes. Sejam eles feitos na banheira de casa ou num salão, a técnica correta – que pode envolver retirar toda a cor natural dos cabelos com algum descolorante para atingir máxima saturação – é crucial. Rebecca Faye, antiga estilista da Patricia Field e agora dona de dois salões, Hello Beautiful e Glamour Garage, em Williamsburg, no Brooklyn, orgulha-se por ser capaz de tingir qualquer padronagem em cabelos, incluindo texturas de leopardo.
Os cabelos tingidos brilhantes estão se tornando “mais aceitos no mainstream”, diz Eileen Bellomo. “E também são uma maneira barata para fazer a pessoa sentir-se feliz”. Praet concorda. “Não é mais como nos anos 1990”, diz ela.

Os esmaltes que vão ditar tendência no próximo verão


Enquanto o frio bate recorde em várias regiões do Brasil, as novidades de beleza para a temporada primavera-verão estão com tudo lá fora. Alguns esmaltes hit dos dias quentes foram apresentados nas passarelas internacionais, e outros seguiram direto para as prateleiras das perfumarias.
O laranja vibrante deve ser o queridinho do verão, tanto que Dior e Givenchy já lançaram os seus – “Aloha” e “Acid Orange”, respectivamente. Além da cor incendiária, os tons pastel, em alta na Europa e EUA, voltam a colorir as unhas. 
A linha Summer Romantics, da Revlon, mistura um pouco de cada tendência, mas as cores ficam entre o azul “Blue Lagoon” e o laranja claro “Tangerine”. O mesmo para a marca Mavala, que traz o “Blue Curaçao” e o “Waikki Orange”.
A Chanel apresenta o amarelo “Mimosa” como carro-chefe da nova coleção. Já a M.A.C. chega com a “Quite Cute!”, com três cores suaves para o verão: “Ice Cream Cake” (rosa), “Little Girl Type” (lilás) e “Mischievous Mint” (verde).
As cores claras e de textura cremosa foram vistas por aqui no final de 2010. A aplicação é mais trabalhosa, mas com um pouco de dedicação é possível deixar as mãos impecáveis.